terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Inclusão digital

A inclusão digital significa chamar aqueles que não tiveram contato com a linguagem eletrônica, do computador, para que aprendam e assim, possam colaborar com outras pessoas também. Muiats vezes basta somente haver uma ignorância por parte do homem para que ele se sinta menosprezado, ou de fato seja. xistem pessoas que dsqualificam outras por escutar um sotaque ou jeito de falar diferente, outras podem menosprezar por ter menos dinheiro, alguns podem também taxar outros porque não entendem como navegar na intenet ou utilizar esses mecanismos. A resposta para o ensino de como utilizar esta ferramenta está na paciência. Não devemos procurar pensar que a pessoa é inferior a nós por não saber exatamente aquilo que julgamos dominar. Falando disso lembro-me de uma amiga, que não sabia muitas coisas do computador... lembro de como foi difícil e desfioso para mim, romper com as barreiras que me impediam ter sabedoria em esperar e instruir com amor. Hoje já percebo quanto que essa pessoa usa melhor, e como ela pode, assim como eu, aprender mais. Para escrever sobre isso me inspirei em trechos do texto encontrado em seguinte site: http://www.moodle.ufba.br/file.php/11/Textos_Topicos/Tema_Inclusao_Digital/LEMOS_Andre._Dogmas_da_Inclusao_Digital.pdf
Incluir demanda quebrar com barreiras próprias que muitas vezes cultivamos. Imagine se para aquela amiga, na primeira tentativa e erro dissesse: Você não sabe não é??? puxa... como você não sabe... parece que ñunca vai saber!
Como isso ecoaria sendo uma verdadeira navalha em sua vida, gerando um bloqueio que pode se difícil de consertar, mas veja bem, não é difícil. Devemos ter atenção com isso. Para ensinar qualquer coisas devemos saber que por nós mesmos não somos super sabedores, e que o pouco que até podemos saber, opdemos ajudar outras pessoas, e é claro, pode demorar um longo tempo, mas o aprendizado verdadeiro chegará. Pois acredito no seguinte: quem ama educa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário